Docentes da FCA reassumem o compromisso com ensino de qualidade
O compromisso de ensinar com qualidade aos estudantes, é e sempre será, o maior desafio da Universidade Lúrio (UniLúrio). Foi neste âmbito que esta universidade, estabelecida na zona norte, com a sua sede em Nampula, capacitou os seus docentes em matérias ligadas às competências pedagógicas no ensino superior e temas transversais.
Durante os dias 04 a 07 de Fevereiro, decorreu na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) a capacitação psicopedagógica do corpo docente, coordenada pela Direcção Pedagógica Central, representada por Dr. Rafael Mário Tarcísio e ministrada por Professoras vindo da Universidade Nova de Lisboa, tendo contado com um total de 36 docentes.
O objectivo principal foi capacitar o corpo docente em matérias de inovação pedagógica, competências transversais, comunicação no ensino superior e acompanhamento à elaboração do plano de desenvolvimento institucional.
O evento, financiado pelo BAD-Banco Africano de Desenvolvimento em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, teve duração de quatro dias, tendo destacado a necessidade de um melhor trabalho em equipe.
Na ocasião o Director da FCA, Leonid Carlos Moisés, disse aos participantes que aquela foi uma oportunidade única para refrescar os conhecimentos sobre a docência no ensino superior e entende que as ferramentas que foram aprendidas sirvam de reflexão sobre o papel dos mesmos, como professores, que procuram trabalhar para manter a sociedade bem-educada, que lutam para o progresso da ciência e da tecnologia - uma luta que é feita com o domínio da tecnologia.
"Para nós professores, que garantimos um futuro melhor das nações, ensinando com qualidade, esta formação merece o nosso respeito e valorização" - disse.
Por outro lado, Leonid Carlos Moisés pediu aos participantes da formação para que partilhassem os conhecimentos com aqueles que por algum motivo não estiveram presentes no evento.
A abordagem da capacitação, consistiu como foco principal, formar os docentes em matéria do plano de desenvolvimento individual, acções e relações de construção da árvore do conhecimento da vida prática, construção da planificação, objectivos institucionais consoante os recursos existentes, na perspectiva da melhoria da prática pedagógica institucional e do desafio pedagógico onde cada docente esta inserido.
No final da formação, Afonso Raúl, Rabia Baramugy Chande e Santa Helena Suagiba, docentes beneficiários, foram unanimes ao afirmar que "a capacitação veio num bom momento e vai ajudar a melhorar o nosso desempenho", no que diz respeito as estratégias de definição dos objectivos de ensino, de acordo com o tipo de conteúdo a mediar durante as aulas.