UniLúrio assina Memorando com a SAIPEM virado para petróleo e gás
A Universidade Lúrio (UniLúrio) e a Saipem assinaram, nesta quarta-feira, 19 de Fevereiro, um memorando de entendimento (MoU), na Faculdade de Engenharia (FE), em Pemba, acto firmado entre o Magnífico Reitor Professor Francisco Noa e Sebastiano Roccuzzo, Director dos Recursos Humanos da Saipem.
O Memorando de Entendimento tem como objectivo a cooperação, entre as duas Instituições, para promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas, formação, capacitação e investigação nos domínios da ciência e tecnologia e estágios para estudantes finalistas da UniLúrio. Dos demais resultados, resultantes da parceria, há que destacar as acções viradas para a provisão de bolsas de estudo, estágios profissionais, provisão de programas específicos da SAIPEM, apoio e participação em módulos dos cursos e nas formações vocacionais, promoção conjunta de seminários e encontros académicos e outros que as partes definirem em adenda rubricada por ambas.
Um dos pontos de mais destaque tem a ver com o facto de que os estudantes e docentes da UniLúrio serão submetidos a treinamento para obtenção de conhecimento nas áreas de engenharia, construção e gestão de projectos no sector de petróleo e gás.
O Magnífico Reitor e o Director dos Recursos Humanos da Saipem esperam com o entendimento elevar as competências dos estudantes e do corpo docente para padrões internacionais.
"Está é uma oportunidade ímpar, para a universidade, para as faculdades, para docentes, pesquisadores e demais funcionários" - explicou Francisco Noa, que considera valioso aquele memorando que liga a universidade com aquela empresa situada em mais de 70 países.
A Saipem é uma empresa líder em engenharia, perfuração e construção de grandes projectos nos sectores de energia e infraestrutura. Organizada em cinco divisões de negócios (E&C Offshore, E&C Onshore, Perfuração Offshore, Perfuração Onshore e XSIGHT, dedicada ao projecto conceptual), a Saipem é um fornecedor global de soluções com habilidades e competências distintas e activos de alta tecnologia, que utiliza para identificar soluções destinadas a satisfazer os requisitos do cliente. Listada na Bolsa de Milão, está presente em mais de 70 países do mundo e possui 32.000 funcionários de 120 nacionalidades diferentes.
A Saipem em Moçambique está liderando com 75% a Joint Venture CCS para Contrato EPC do projecto Moçambique LNG na Área 1, na província norte de Cabo Delgado, e perfurando os poços de desenvolvimento offshore do campo de Coral com o navio-sonda Saipem 12000 na Área 4.