UniLúrio representada na graduação do primeiro grupo de Mestres em Biologia da Conservação no PNG
Decorreu no passado dia 2 de Março, no Laboratório de Biodiversidade do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), a cerimónia de graduação de Mestres em Biologia de Conservação, resultando de um Consórcio de BioEducação, no qual a Universidade Lúrio faz parte.
Foram ao todo atribuídos o grau de Mestrado a doze Moçambicanos (cinco do sexo feminino e sete do sexo masculino) que concluíram os 22 meses do Mestrado em Biologia de Conservação.
O Programa de Mestrado em Biologia de Conservação foi concebido pelo consórcio “BioEducação” composto pela: Universidade Zambeze, Universidade Lúrio e o Instituto Superior Politécnico de Manica, em parceria com o PNG e a Universidade de Lisboa e é suportado pelo Fundo de Desenvolvimento Institucional e a Fundação Americana “Howard Hughes Medical Institute of Science Education” (HHMI), dos Estados Unidos da América.
Participaram na cerimónia a Ministra da Terra e Ambiente e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, bem como os representantes do HHMI e das instituições do Consórcio BioEducação, membros do governo provincial, distritais, líderes comunitários, familiares, amigos e colegas dos Mestres ora graduados.
O mestrado, considerado um dos primeiros numa área de conservação, veio dar uma formação sólida em biologia da conservação, ecologia e gestão ambiental bem como a oportunidade de aplicar conhecimentos, competências e atitudes desenvolvidas durante o curso, no contexto do desenvolvimento da pesquisa, possibilitando o confronto entre o conhecimento teórico e prático e dando aos novos Mestres a oportunidade de solucionar problemas técnicos reais.
Importa referir que o curso de Mestrado foi ministrado na sua totalidade no interior do PNG, sendo os estudantes beneficiários de uma bolsa completa financiada pelo HHMI, que custeou a sua acomodação e alimentação.
O Laboratório atraiu a atenção nacional, regional e internacional e cientistas de diversas instituições têm estado a fazer investigação no Parque como por exemplo, as Universidades Eduardo Mondlane e Lúrio em Moçambique, as Universidades de Coimbra e Lisboa, em Portugal, a Universidade de Oxford em Inglaterra e as Universidades de Harvard e Princeton, nos EUA.
Um dos papéis mais importantes do Laboratório é providenciar formação à próxima geração de cientistas Moçambicanos no Parque e também enviá-los para universidades de modo a tirarem diplomas avançados. Alguns jovens (provenientes das comunidades vizinhas do Parque ou das escolas técnicas da região centro), que recebem assistência financeira total ou parcial do Laboratório, estão a estudar em universidades e escolas de nível médio para futuras carreiras como veterinários, ecologistas e técnicos de laboratório.
Estiveram no encontro, por parte da Universidade Lúrio, o Magnífico Reitor, Professor Francisco Noa e a Vice-Reitora Académica, Sónia Maciel.