UniLúrio preocupada com problemas de nutrição em Nampula
A Universidade Lúrio (UniLúrio), representada pelo Magnífico Reitor, Professor Francisco Noa, e docentes especialistas em nutrição, estiveram recentemente num debate sobre nutrição, em Nampula, com vista a discutir-se sobre mecanismos para sanar os problemas enfrentados ao nível da urbe, em aprticular.
Na usa intervenção, o Magnifico Reitor reiterou a necessidade de a universidade continuar a ser uma fonte de conhecimento, no sentido de criar alternativas para a melhoria da vida das comunidades.
"Foi uma honra fazer parte deste estudo porque este estudo, diferentemente de alguns, afeta todos nós. Estamos discutindo sistemas alimentares aos quais todos acessamos" - frisou Francisco Noa.
Por outro lado, o Diretor Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar, Dr. Jaime Chissico, enalteceu o marco, reconhecendo que "eliminar a nanismo é essencial para melhorar o conhecimento de nossas crianças, sua capacidade de ter sucesso na escola, melhorar a produtividade nacional e a economia de Moçambique".
Jaime Chissico pediu uma colaboração multissetorial em nível provincial e nacional, para combater as aflatoxinas no sistema alimentar e melhorar a saúde da população.
Convidado a fazer um olhar sobre o problema, o Director do Centro de Estudos Interdisciplinares Lúrio (CEIL), da UniLúrio, Eng. Ibraímo Chabite disse que "não estamos sozinhos nesta luta. Outros países criaram estratégias e associações para combater as aflatoxinas. Podemos usar essas informações e trabalhar com esses grupos para melhorar o conhecimento, a capacidade e os recursos em Moçambique".
Ibraímo Chabite, acredita que "precisamos aumentar a capacidade de pesquisa e recursos para pesquisas para medir aflatoxinas no sistema alimentar e no solo em Moçambique para melhor responder a esta questão no contexto do nosso país"
Importa referir que o evento acontece nos planos do Innovation for Lab Nutrition que tem vindo a implementar acções visando redução dos problemas de nutrição, em particular.