15 de Outubro, Dia Mundial da Lavagem das Mãos
O lema deste ano é "Higiene das mãos para todos" um apelo à acção para tornar a higiene das mãos uma realidade para todos.
Hoje 15 de Outubro de 2020, comemora-se o dia mundial da lavagem das mãos. Esta data foi instituída desde 2008, pela UNICEF, uma agência das Organização das Nações Unidas, com objectivo de aumentar a consciência das pessoas sobre a importância da higiene das mãos, especialmente através da lavagem das mãos com água e sabão ou cinza.
A actual pandemia de COVID-19, destacou o papel crítico que a higiene das mãos e realçou a higienização das mãos como um pilar fundamental nas intervenções de saúde pública.
Qual é a importância da lavagem das mãos?
- A lavagem das mãos desempenha um papel importante na redução de transmissão de agentes patogénicos relacionados a surtos (cólera, ébola, shigelosis, Hepatite E, entre outras);
- A lavagem das mãos pode reduzir na transmissão de diversas doenças dentre elas a diarreia em torno de 30% á 40%, infecções respiratórias agudas em 20% e sendo actualmente fundamental na luta contra as infecções por COVID-19 com uma probabilidade de redução de 36%.
Tornar a higiene das mãos disponível e acessível significa garantir o acesso aos locais de lavagens das mãos tais como lavatórios com torneiras, ou baldes com torneiras ou bacias com jarros indicadas para a lavagens das mãos, abastecimento regular de água e sabão disponível (sabão de barra, sabão líquido, detergente m pó) e ou desinfectante a base de álcool.
Esta data comemora-se num momento em que 60% da população mundial tem acesso as instalações básicas de lavagem das mãos. Mas em países em via de desenvolvimento, apenas 28% da população tem acesso as instalações básicas de lavagem das mãos.
Durante a pandemia da COVID-19, a OMS divulgou novas recomendações e directrizes estipulando que devem ser criadas e garantidas instalações básicas de higiene das mãos , nos seguintes locais:
- À entrada de todos os edifícios comerciais, públicos e privados
- Em todos os principais centros de transporte (estações de autocarros, comboios, aeroportos e portos marítimos);
- Em todos os mercados, lojas, locais de culto, instalações de cuidados de saúde, escolas e creches.
A promoção da higiene das mãos não é um evento pontual, mais sim um processo adaptativo de modo a apoiar uma mudança sustentada. Ter acesso a locais de lavagem das mãos, água e sabão é o primeiro passo importante, mas é essencial complementar com acções para a mudança de comportamento de modo que a lavagem das mãos se torne um hábito e uma norma a longo prazo.
Por: Brígida Solange Macaza.