"É Preciso Envolver a Academia nas Tomadas de Decisão Sobre a Agricultura no País" - Eng.º Leonid Moisés, no MozGrow - STV
O director da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), da Universidade Lúrio, Eng.º Leonid Moisés, foi um dos convidados a participar num dos painéis da Segunda Edição do programa MozGrow da Televisão Sóico (STV).
O fórum decorreu na tarde de terça-feira, 13 de Outubro, e tinha como pano de fundo “O Conhecimento e Inovação como Catalisador da Transformação no Agronegócio”.
Convidado a reflectir sobre o envolvimento da ciência na tomada de decisões no panorama político, no campo da agricultura, o Eng.º Leonid Moisés defendeu que, apesar da existência deste casamento, ainda há um esforço a ser empreendido para que esta união não seja vaga, como está actualmente.
Segundo a fonte, "nós, os políticos, temos, nalgum momento, dificuldade de aproximar as instituições de pesquisa, no desenho destas iniciativas. Em algumas vezes, a aproximação tem sido individual e, quando isso acontece, pode ser deficitária", disse o convidado, acrescentado que "é preciso que as instituições de ensino tenham uma palavra a dizer para que os políticos façam a sua parte, caso estes queiram lograr os seus objectivos".
Questionado acerca dos desafios no cenário das mudanças climáticas e a forma como a agricultura moçambicana pode estar a altura desta situação, o orador do MozGrow, Leonid Moisés, foi parco ao afirmar que os investimentos no capital humano, recursos materiais e tecnológicos, acrescidos com o investimento financeiro, podem catapultar Moçambique para uma agricultura resiliente a fenómenos naturais como as cheias e secas.
Do mesmo modo, o Eng.º Leonid Moisés não deixou de lado a necessidade de envolvimento das comunidades locais nas tomadas de decisão, olhando pela experiência que estas carregam nesta componente agrícola.
O orador acrescentou ainda que "outra solução para mudanças climáticas é o desenvolvimento da agricultura 4.0" - disse.
Participaram neste painel, Tâmara Sande, directora da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Zambeze, Rogério Chiulele, Director Adjunto de Investigação e Extensão da Universidade Eduardo Mondlane e Rafael Alberto, formador do Instituto Agrário de Boane, província de Maputo.