INNOQ poderá usar o Laboratório de Qualidade e Segurança Alimentar da UniLúrio para certificação de produtos exportados a partir no norte de Moçambique
O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) em Moçambique poderá passar a usar o Laboratório de Qualidade e Segurança Alimentar da Universidade Lúrio para a certificação de produtos a serem exportados a partir da região norte do País, no âmbito do programa ProMove comércio que visa impactar na melhoria do comércio e ambiente de negócios para Cadeias de Valor prioritárias com forte potencial para comércio regional e global, crescimento e criação de empregos.
Para o efeito um memorando de entendimento será firmado entre a UniLúrio e o INNOQ nos próximos tempos, deixando claro as responsabilidades de cada entidade neste processo. Nesta quarta-feira (01) decorreu um encontro dos responsáveis das duas instituições, para além da União Europeia (EU), financiadora do programa e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), o organismo de implementação do Programa ProMove.
O Director Geral do INOOQ, Geraldo Albasini referiu no encontro que a escolha do laboratório de qualidade e segurança alimentar da Universidade Lúrio para integrar o projecto deve-se essencialmente da qualidade que o mesmo apresenta nos seus resultados e pelo facto de os seus certificados serem aceites internacionalmente. Espera-se que ao abrigo do memorando, sejam instalados no laboratório novos equipamentos conferindo cada vez mais qualidade internacional.
A Magnífica Reitora da Universidade Lúrio, Professora Doutora Engenheira Leda Hugo defendeu no encontro a necessidade de parcerias funcionais e que tragam benefícios para ambas as partes. Apelou para que na preparação do acordo sejam observados todos princípios de sustentam acordos em instituições públicas do Estado moçambicano.
Recorde-se que o INNOQ é uma instituição do Estado criada com o objectivo fundamental de impulsionar e coordenar a Política Nacional da Qualidade, através da concretização de actividades de Normalização, Metrologia, Certificação e Gestão da Qualidade, que visem o desenvolvimento da economia nacional.