MCTES impressionado com o nível de execução do projecto de Laboratórios Virtuais na Universidade Lúrio
A Secretária Permanete do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) diz ter ficado impressionada com o nível de execução do projecto de Laboratórios Virtuais concebido para a mitigação do impacto a Covid-19, na Universidade Lúrio (UniLúrio).
O projecto contou com o financiamento do Fundo de Desenvolvimento Institucional (FDI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no montante total de um milhão de meticais.
Nilsa Miquidade teceu tal consideração durante a apresentação da execução do projecto na Faculdade de Ciências de Saúde (FCS), onde também esteve presente a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) ao fim da tarde desta quinta-feira (09).
Com a implementação do projecto de Laboratórios Virtuais a Universidade Lúrio conseguiu adquirir diverso equipamento informático, tendo melhorado na qualidade e quantidade da Rede de internet Wi-Fi e LAN nas 7 Faculdades da UniLúrio em Nampula, Cabo-Delgado e Niassa.
“É a primeira vez que consigo visualizar o que se fez com o FDI” disse Nilsa Miquidade para depois explicar que “com o pouco fundo recebido a UniLúrio conseguiu fazer muita coisa. Estou muito satisfeita”
Antes deste encontro de monitoria do projecto de Laboratórios Virtuais concebido para mitigar os efeitos da covid 19, a secretária Permanente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi recebida pelo Professor Marcelino Liphola Vice-Reitora Administrativo da Universidade Lúrio em substituição da Magnífica Reitora da Universidade que se encontra em visita de trabalho na capital do país. Durante o encontro de cortesia, Liphola manifestou satisfação pelas constantes visitas que o mistério tem vindo a fazer para se inteirar do funcionamento da instituição.
Importa salientar que o projecto de Laboratórios Virtuais na UniLúrio melhorou a preparação, a participação e a transmissão de aulas online (com o destaque para o uso da plataforma moodle, bem como o lançamento e consulta de diversos dados dos estudantes electronicamente no eSira (incluindo as notas dos estudantes). Também o projecto contribuiu para a melhoria dos níveis de Pesquisa, leitura e audição de publicações com conteúdos académico-científicos, a participação em trabalhos científicos e acesso a Revista Científica da UniLúrio, bem como a participação em webinares e outras videoconferências.