Oficinas de Muhipiti constituem o ponto mais alto do compromisso da Universidade Lúrio com o desenvolvimento local
A Magnífica Reitora da Universidade Lúrio diz que a realização da 2ª edição das oficinas de Muhipiti com o foco temático no edificado, nas suas soluções tecnológicas e nos desafios da sua reabilitação, constitui o ponto mais alto do seu compromisso com o desenvolvimento local.
Falando na abertura do evento que reúne académicos, estudantes do ensino profissional, universitário e a população local, a Professora Doutora Engenheira Leda Florinda Hugo disse igualmente que as oficinas de Muhipiti abrem novos horizontes no diálogo crítico e cada vez mais exigente sobre o património construído ao longo da história na Ilha de Moçambique.
“A UniLúrio consciente da sua missão de promover uma visão e enriquecedora da identidade cultura e natural da região norte de Moçambique, associada à valorização do seu património cultural, religioso e arquitectónico, como factor para o desenvolvimento específico de Moçambique e da região norte de Moçambique em geral, tem se estruturado em novas unidades de ensino, como são a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e centros de investigação como o Centro de Documentação da Ilha de Moçambique e o Centro de Estudos Culturais e Religiosos do Oceano Índico que têm levado a cabo diversas actividade na Ilha de Moçambique em prol da conservação e valorização e do património cultura no desenvolvimento local”, disse Leda.
A Professora Leda Hugo que entende que as 2ª Oficinas de Muhipiti acontecem num momento delicado por coincidir com o Luto Nacional de três dias e pela passagem da depressão tropical Ana, cujas perdas humanas e materiais avultadas são ainda por avaliar, disse que a academia deve se solidarizar e apoiar aos afectados pela intempérie. Uma dessas formas de apoiar é “ necessariamente, pela promoção de eventos como este, voltados para a produção do conhecimento e procura de soluções para a resiliência do nosso património e população” .
As autoridades governamentais que participam da oficinas de Muhipiti louvaram a iniciativa e pedem a continuação dos esforços de valorização do edifica do na Ilha.
O Presidente do Conselho Autárquico Local, Ismael Iahira, por exemplo disse que a UniLúrio transformou-se nos últimos anos, num interlocutor bastante valido no desenvolvimento da cidade, mercê de diversas actividades académica que tem estado a desenvolver. O Administrador do distrito Momade Ali também disse esperar que da 2ª edição das oficinas de Muhipite saiam importantes recomendações que possam fortalecer o edificado rumo à conservação e preservação do património.