FCS retoma actividades do programa Um Estudante uma Família após dois anos de paralisação devido à COVID 19
Retomaram ao princípio do presente mês as actividades do programa Um Estudante uma Família beneficiando famílias que residem nos bairros circunvizinhos do campus da Universidade Lúrio em Marrere, nomeadamente: Natikire, Mutanha e Muatala.
A informação foi tornada pública pelo director da Faculdade de Ciências de Saúde, Alarquia Saíde. O programa um estudante uma família é um programa multifuncional implementado desde 2008 por estudantes de diferentes cursos de saúde da Faculdade de Ciências de Saúde, tendo abrangido pouco mais de mil e quinhentas famílias.
“ Com a retoma, os nossos estudantes têm estado a trabalhar em estreito cumprimento das medidas de prevenção da COVID-19”, disse Alarquia Saíde para quem o programa tem sido uma ponte fundamental de ligação entre a UniLúrio e as comunidades locais.
“Enquanto nós levamos conhecimentos científicos para as comunidades, os nossos estudantes levam para a UniLúrio conhecimentos seculares e tradicionais sobre o tratamento de doenças”. Questionado sobre o impacto do programa Um estudante uma família, Alarquia Saíde disse,“em termos de benefícios são muito grandes. Nós estamos a melhorar significativamente em relação ao conhecimento de medidas de prevenção das doenças diarreicas, necessidade de consumo do sal iodado na prevenção do bócio. Estamos a melhorar significativamente na procura de cuidados sanitários imediatamente após a detecção de uma doença qualquer. Então, temos isso como impacto. Os nossos hospitais daqui da cidade de Nampula ficam muito cheios”.