FCN organiza seminário sobre Desenvolvimento Económico Local
Decorreu recentemente, na sala magna, do Campus Universitário de Pemba, um seminário de reflexão local, subordinado ao tema “Desenvolvimento Económico Local e Desafios para Conservação da Biodiversidade em Cabo Delgado”, organizado pela Repartição de Ecologia Terrestre, da Faculdade de Ciências Naturais (FCN).
Na sua intervenção, o Director da FCN, Marcelino Caravela, destacou o papel que a universidade tem no provimento de serviços cada vez mais qualificados à comunidade no geral e de forma particular à grandes empresas que começam a operar na província. Neste sentido, o evento visava responder aos desafios sobre os problemas ambientais ligados a sociedade, biodiversidade e estratégias de adaptação aos impactos das alterações climáticas.
Com o seminário “pretende-se monitorar avanços, e identificar retrocessos, caminhos para a conservação integral da biodiversidade, aliada ao desenvolvimento económico da província, assim como consciencializar as empresas privadas e multinacionais, governo, sociedade em geral a envidarem esforços com vista a protecção, preservação e sustentabilidade dos recursos biológicos e seus respectivos ecossistemas” salientou o Director.
Caravela acredita que "a grande preocupação neste momento é construir uma base e dados mais sólida sobre a diversidade biológica e posicionar-se como uma faculdade de referência para continuar a oferecer, com mais qualidade, vários trabalhos de consultoria e acessória ambiental na região".
Como forma de destacar o i questionável trabalho que aquela Faculdade tem vindo a desenvolver, Caravela destacou o facto de a FCN ter organizado nos dias 22 a 23 de Outubro, do ano passado, a primeira Conferencia Internacional sobre mudanças climáticas, biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
Com um painel comporto por sete oradores, foram debatidos no evento temas ligados à "Monitoria de espécies e ecossistemas costeiros e marinhos no Parque Nacional das Quirimbas", Sustentabilidade ecossistémica em processos de desenvolvimento económico em Cabo Delgado, Gestão da biodiversidade, oportunidades, desafios e acções para desenvolvimento sustentável no Parque Nacional das Qurimbas, entre outros.
Participaram do Seminário docentes e estudantes da Faculdade, Investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, gestores do Parque Nacional das Quirimbas - PNQ, pesquisadores da World Wide Fund WWF(Cabo Delgado), membros do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável – FNDS (Cabo Delgado), pesquisadores do Centro de Terra Viva – CTV (Cabo Delgado), Governo da Província de Cabo Delgado e a sociedade civil.