FCN comemora o do Dia do Biólogo
Comemorou-se, no dia 03 de Setembro o Dia do Biólogo, e neste ano o lema foi "Conservar hoje é garantir a vida do amanha”, tendo sido organizado, ao nível da Faculdade de Ciências Naturais (FCN), um debate entre a comunidade académica e estudantes.
Durante o evento, que foi organizado pelo Núcleo de Estudantes (NEFCN), o Director da FCN, Marcelino Caravela, focou a importância da data - desafiando a sociedade para reflexão profunda em relação a degradação de habitats que traz, como consequência, a extinção das espécies. Caravela destacou o papel da FCN na formação de profissionais que podem formar uma sociedade sustentável, sob ponto de vista ambiental. Ademais sobre a FCN, o director disse que “estamos realizando um trabalho árduo para criar um banco de dados das espécies que correm na província de Cabo Delgado”.
Na ocasiao, o ex-estudante da FCN, Alexandre Muchaia, descreveu em poucas palavras a importância do dia e o papel que o Biólogo deve assumir não só na academia, mas também na sociedade e nas diversas instituições. Das várias actividades realizadas, destaca-se a peça teatral, o desfile do grupo cultural da FCN e partilha de lições aprendidas como Biólogos por parte dos docentes.
A data foi criada no dia 3 de Setembro de 1979 como forma de homenagear o profissional que se dedica ao estudo e pesquisa sobre todos os seres vivos, desde a sua origem, estrutura, evolução, funções.