Universidade Lúrio Desenha Estratégia de Acção para Implementação da Política de Género
A Universidade Lúrio diz estar preocupada em reduzir as desigualdades de acesso a educação e as oportunidades de trabalho e de emprego entre os homens e mulheres na região norte do País. É nesta vertente que a universidade, está no processo de elaboração da sua estratégia de equidade de género, um instrumento que se pretende que reduza as assimetrias existentes entre os homens e mulheres, principalmente na região onde ela se encontra inserida.
A vice-reitora Académica da Universidade Lúrio, Sónia Maciel que, procedeu a abertura na Ilha de Moçambique do seminário inaugural, que servirá para a recolher de subsídios junto da comunidade académica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas em relação ao plano de acção para implementação da política de género, disse a questão de equidade de género não é só um problema regional como também, Nacional e Internacional.
Para além do acesso a escola, trabalho e emprego, aquela dirigente, diz que existem também desigualdades de acesso as áreas sociais e técnicas, entre homens e mulheres. “ Quero pedir a participação activa de todos nesse seminário. Esta estratégia que está aqui a ser repensada será o futuro de cada um de vocês. Para os homens que tem filhas, devem pensar como vocês querem que elas sejam em termos de acesso as oportunidades de educação, trabalho e emprego”.
O seminário que agora está acontecer na Ilha de Moçambique, onde funciona a Faculdade de Ciências e Humana daquela universidade, deverá acontecer nos próximos dias na cidade de Nampula, Pemba e na Província de Niassa, onde a universidade possui faculdades em funcionamento.